Este blog pretende ser um espaço de comunicação e notícias sobre a nossa Aldeia ou questões que pelo seu alcance possam influenciar a vida local do concelho e da freguesia de Arraiolos. Visite ainda o site: http://santana6.no.sapo.pt/
Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010
ESCOLA DE SANTANA DO CAMPO

 

A Escola, de acordo com a DREA e o Agrupamento de Escolas de Arraiolos está encerrada. Os alunos foram integrados, administrativamente, na Escola do 1º Ciclo de Arraiolos.

De forma responsável, a Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo, levou a sua luta, nesta fase, até ao limite, tendo este limite estado sempre claro na mente de cada um dos pais: não prejudicar os seus filhos.

A luta desenvolvida teve sempre como objectivo provar a importância da Escola para a comunidade. A Drea teve sempre um único objectivo: fechar a Escola.

Como disse um elemento da Comissão "A força venceu a razão".

Comunicado -Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo

À FORÇA O PODER IMPÕE FECHO DA ESCOLA

DE SANTANA DO CAMPO

 

A Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo, no dia 13 de Setembro, esteve na Escola EB1 de Santana do Campo para a apresentação do ano escolar, esperando a colocação da professora, o que não aconteceu.

 

Em carta dirigida ao Agrupamento de escolas, nesse mesmo dia, os pais questionaram este, sobre a colocação da professora, face à responsabilidade do Agrupamento na gestão dos recursos humanos.

 

Ontem e hoje, dia 14 de Setembro, os alunos ficaram em Santana do Campo, naquela que é a sua Escola.

 

Hoje a Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo deslocou-se ao Agrupamento de Escolas de Arraiolos, onde ouviu o seu presidente dizer, que a DREA, fechou a Escola e por isso não podia colocar uma professora, numa escola encerrada.

 

 

A Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo lamenta a insensibilidade da DREA e do Ministério da Educação perante os argumentos que lhe foram apresentados e considera que os seus filhos foram expulsos da Escola de Santana do Campo.

 

Denunciamos a forma como a DREA menosprezou a argumentação dos pais, que foram chamados pela primeira vez para uma reunião, no dia 7 de Setembro, a dois dias do inicio das aulas, sem que até hoje tenham recebido qualquer informação escrita, ou resposta às cartas enviadas.

 

Desde o início deste processo a DREA afirmou um único propósito: fechar a Escola.

 

Por isso, apesar dos alunos terem que regressar às aulas, na Escola que lhe foi imposta, não consideramos o processo encerrado e tudo faremos para que a escola volte a funcionar, normalmente, pelo que vamos insistir nas audiências pedidas ao Ministério da Educação, Presidente da República e Assembleia da República.

 

Os pais, porque não podem descurar a educação dos seus filhos são obrigados a acatar uma imposição que não tem em conta a comunidade e a ligação que existe há muitos anos com esta escola.

 

A DREA fez orelhas moucas às posições da Câmara Municipal de Arraiolos, da Junta de Freguesia de Arraiolos e aos impactos negativos que terá o fecho da escola, sobre a Aldeia.

 

Quem assume a responsabilidade se o aproveitamento escolar dos alunos transferidos neste ano lectivo e nos seguintes começar a baixar?

O encerramento da Escola terá outras consequências:

. 1 posto de trabalho no comércio local em causa - os géneros alimentícios adquiridos no comércio local deixam de o ser;

. 1 posto de trabalho em causa - animadora da IPSS em actividade no ATL;

. 2 postos de trabalho em causa - cozinheira e auxiliar;

- Outras consequências indirectas

. Os pais vendo sair os seus filhos tenderão também a sair;

. Sem escola, os jovens irão fixar-se noutro local;

O resultado será mais desertificação ou mesmo desaparecimento da própria aldeia.

A razão que nos assiste será reconhecida dando vida à Escola EB1 Santana do Campo.

Lamentamos a posição intransigente da DREA e a falta de rigor do Dr. José Verdasca. Mesmo sabendo que apenas um aluno esteve na apresentação dia 13 de Setembro em Arraiolos, comunicou à imprensa números que não correspondem à verdade, o que fica mal a quem durante todo dia tinha apelado a que não utilizassem as crianças, neste processo.

 

Santana do Campo 14 de Setembro de 2010

Comissão de Pais, Avós, Encarregados de Educação e Comunidade de Santana do Campo"

 



publicado por Santana do Campo às 16:18
link do post | comentar | favorito
|

mais sobre mim
posts recentes

Convocatória ASUSC

ASUSC - Eleições no final...

FESTAS DE VERÃO 2012

Brinquedos de ontem - Car...

Natal - Grande Noite de f...

...

2ª Jornada Campeonato AFE

Apresentação do FCSC foi ...

Santana jogou primeiros j...

Dia 17 de Setembro - Sant...

arquivos

Setembro 2015

Dezembro 2012

Julho 2012

Dezembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Agosto 2009

Junho 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Outubro 2008

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

tags

todas as tags

pesquisar